É fato que existem muitos amantes dos vinhos, espumantes e bebidas em geral no Brasil e no mundo. Esta cultura dos países europeus, de certa forma antiga, atualmente vem se popularizando e ganhando cada vez mais espaço nas residências, apartamentos, restaurantes e empreendimentos do segmento. Nesse sentido, os projetos de arquitetura e interiores contemplam crescentemente os ambientes de adega.
As adegas trazem, além de sua funcionalidade, muitas opções decorativas, que podem chamar muita atenção e protagonizar os ambientes para os quais foram projetados. Existem opções que ocupam desde pequenos espaços subutilizados embaixo de escadas, por exemplo, ou até mesmo amplos cômodos inteiramente climatizados, voltados exclusivamente para a cultura e degustação das bebidas.

Foto: Versatilidade das adegas na arquitetura. Disponível em: galeriadaarquitetura.com.br e pinterest
Normalmente, não existem imposições na concepção do projeto, podendo o mesmo estar localizado em área gourmet, salas de jantar, pequenos compartimentos, ou espaços subterrâneos dotados de muita tecnologia, este último já tendo sido utilizado por nossa equipe em um dos projetos.
Nos projetos mais elaborados, existe o uso de iluminação controlada por dimmers, controle de temperatura e umidade, devendo estar a temperatura entre 8ºC a 12ºC, para vinhos brancos e espumantes, e entre 14ºC e 18ºC para vinhos tintos, e a umidade deve manter um valor de referência de 70%, além de procurar ao máximo evitar a entrada e luz e calor em excesso. As adegas mais sofisticadas dispõem ainda, de sensores e alarmes que buscam a garantia da segurança e preservação do acervo, além de portas automáticas. (Ver vídeo abaixo):
De modo geral, os ambientes com adega são bem versáteis, e devem, acima de tudo, atender às expectativas do cliente no sentido de se promover um ambiente confortável, intimista e que convida os usuários a estarem no local por mais tempo, sobretudo para aqueles que gostam de unir o hobby da apreciação de vinhos com uma boa conversa.
A faixa de preço pode variar muito, a depender do nível de equipamentos e detalhes, tendo em vista as especificações de cada cliente e a variação de projeto para projeto, mas existem ainda as opções mais econômicas, que podem dispor de mobiliários planejados para armazenar as bebidas ou até mesmo um ambiente que apenas faça o uso de sistemas de adegas elétricas, que possuem valor mais acessível.
Gostou? Faça seu projeto, venha fazer um orçamento conosco. Ficaremos felizes em lhe atender!